Estamos na Era do excesso de estímulo, telas, cores e informações por todos os lados e plataformas, mas, engana-se quem pensa que este excesso de estímulos e informações potencializam o bom funcionamento da mente.
Pesquisas recentes demostraram que é exatamente o efeito da pausa estratégica, do ócio criativo, capazes de potencializarem a criatividade e o aprendizado humano.
Pequenas pausas causam, na verdade, um eficiente efeito regenerador que consolida os processos das memórias, transferindo-as do hipocampo (registros temporários), de forma mais assertiva, para áreas do neocórtex (onde ficam as memorias de maior duração).
O processo extremamente necessário para aprendermos algo novo era antes observado somente durante o sono regenerador e seus processos cerebrais, porém, as pequenas pausas e relaxamentos que somos capazes de nos proporcionar na rotina comum de vigília são de grande valia. Por este viés, contemplações livres, yoga e meditação se tornam, dia após dia, ferramentas fundamentais para o bom funcionamento da mente, e é por isso que você não pode deixar de lado atividades criativas de memorização, jogos interativos, desenho, pintura, costura, jardinagem e culinária…. essas e outras atividades contribuem de forma significativa para a saúde química do seu cérebro!
Escrito por: Tábata Corso