As Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa ainda são pouco populares no Brasil, mas têm ganhado cada vez mais espaço nos últimos anos, sendo reconhecidas pelo Ministério da Saúde do Brasil como Práticas Integrativas e Complementares da Saúde (PICS).
Elas envolvem movimento ou manipulação corporal, atitude mental e respiração com intuito de equilibrar a energia vital – Qi.
Algumas práticas corporais existentes no Brasil são Lian Gong, Qigong e Tai Chi Chuan.
Tais práticas podem ser usadas na promoção da saúde mental, no tratamento de doenças crônicas.
Conheça um pouco mais sobre elas e descubra com qual você mais se identifica:
Lian Gong
É um sistema completo de movimentos que englobam alongamento, equilíbrio e força, e que trabalham músculos superficiais e profundos, articulações e tendões. Possui 3 séries de 18 terapias (exercícios), que podem ser feitas por aproximadamente 15 minutos todos os dias.
Os exercícios são feitos de pé, com respiração natural, ao som de músicas específicas feitas com instrumentos tradicionais chineses e não há necessidade de roupas especiais para executar esta prática.
A característica básica dos exercícios do Lian Gong é a fusão de movimentos de alongamento com tração, que é controlado pelo praticante, dentro de seus próprios limites.
Dessa forma, age de forma suave sobre os sistemas circulatório e articular, mobiliza o tônus muscular, suaviza os enrijecimentos e estimula a “lubrificação” das articulações.
Qi Gong
É um conjunto de exercícios físicos e de respiração, que têm a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de energia Qi (energia vital) no corpo.
Também conhecida como Chi Kung, a técnica teve origem na China, há milhares de anos. Esta técnica envolve expansão e desenvolvimento da consciência física e mental.
Os exercícios são suaves, como em câmera lenta e a música oriental cria um clima relaxante, propício para promover a concentração dos praticantes.
Qi Gong é um método basicamente preventivo, mas pode ajudar no tratamento de doenças como fibromialgia e problemas articulares ou circulatórios.
Os praticantes de Qi Gong ganham força, resistência e flexibilidade, além de trabalhar a concentração e o equilíbrio emocional.
Tai Chi Chuan
O Tai Chi Chuan é um sistema integral de saúde física, mental e também uma arte de defesa pessoal que trabalha sobre seu corpo e sua mente ao mesmo tempo.
Esta prática busca alcançar o equilíbrio entre o Yin e o Yang, o que gera a energia Qi, que é a energia vital de todo ser vivo.
Os movimentos são sutis, lentos, calmos e circulares, como uma dança leve e serena, mas ao mesmo tempo firme, envolvendo todas as partes do corpo: músculos, pulmões, cérebro, coração, respiração e movimentos do corpo.
A prática do Tai Chi Chuan favorece o relaxamento muscular e pode ser considerada uma meditação em movimento.
As Práticas Corporais Chinesas não possuem contraindicações, pois têm como princípio respeitar os limites físicos dos praticantes, portanto podem ser feitas por pessoas de todas as idades.
Todas as práticas chinesas têm como objetivo a circulação de Qi e sangue, o que para a Medicina Chinesa é saúde, ou seja, onde não há fluxo a doença se instala.
Se você se interessou por estas práticas e acredita que elas podem te ajudar a ter uma qualidade de vida melhor, agende uma aula na Prema Terápica.
Escrito por : Laiane Kadrisi
