A terapia com plantas é uma prática ancestral que vem sendo evoluída no decorrer da existência humana.
No Brasil, a utilização de ervas medicinais tem na prática indígena suas bases, que influenciada pela cultura africana e portuguesa, gerou uma vasta cultura popular.
As plantas contêm princípios ativos capazes de curar diversas doenças. Com os progressos tecnológicos e científicos nos últimos anos, os fitoterápicos vêm ganhando espaço no mercado de medicamentos por serem uma opção mais natural, que utiliza exclusivamente, ativos de plantas medicinais, causando menos efeitos colaterais, efeitos adversos e/ou intolerâncias.
Para explicar melhor o funcionamento e os benefícios dos medicamentos fitoterápicos, convidamos Fabiana Millani, Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Oncologia e Fitoterapia que atende aqui na Prema Terápica, para falar um pouco sobre como a Fitoterapia pode nos ajudar na busca pela Saúde Integral. Confira a seguir.
Antes de começar, é importante alertar que todo medicamento, inclusive os fitoterápicos, deve ser usado com orientação e acompanhamento médico ou nutricionista.
Ainda existem muitas plantas cujos efeitos não são bem conhecidos e seu uso indiscriminado pode prejudicar a saúde.
Prema: O que é a Fitoterapia? Fabiana: A Fitoterapia é uma prática que consiste no uso de medicamentos fitoterápicos para tratar doenças, é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como forma de terapia complementar há décadas. Medicamentos fitoterápicos são formulados por meio do extrato de matérias-primas vegetais para o tratamento e prevenção de problemas de saúde. Assim, todo produto farmacêutico à base de planta, sendo ele em pó, cápsula, gotas ou pomada com efeito farmacológico é considerado um medicamento fitoterápico.
Prema: Fitoterapia e Alopatia são a mesma coisa? Fabiana: A fitoterapia age partindo do mesmo princípio da alopatia, com uso de substâncias que combatem os sintomas ou às alterações das doenças. A diferença principal entre as duas é que a fitoterapia utiliza exclusivamente ativos de plantas medicinais, causando menos efeitos colaterais, menos efeitos adversos e menos intolerâncias.
Prema: A Fitoterapia é para todos? Fabiana: Qualquer pessoa pode utilizar, mas assim como na medicina tradicional, é importante utilizar um medicamento somente após a avaliação e prescrição de um profissional com conhecimento do assunto. Ainda que tenha origem natural, não quer dizer que não seja necessário controle e cuidado, alguns podem ter interação com medicação que a pessoa possa estar tomando.
Prema: Quem pode se beneficiar dela? Fabiana: Pessoas que desejam controlar sintomas emocionais (como ansiedade e depressão), cuidar de doenças crônicas pré-existentes (como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares) ou melhorias de questões estéticas (saúde da pele, cabelos, peso e massa muscular) podem se beneficiar do uso de compostos fitoterápicos.
Prema: A fitoterapia é usada apenas como tratamento ou serve para prevenir doenças também? Fabiana: Os fitoquímicos, compostos encontrados em algumas plantas, ajudam na defesa ou na prevenção de doenças. Tem função protetora, antioxidante, anti-inflamatória, antifúngica, bactericida, e estimulam o sistema imune podendo prevenir várias doenças.
Prema: Como funciona um tratamento com fitoterapia? Fabiana: Após avaliação dos sintomas, avaliação da alimentação, é prescrito o fitoterápico de acordo com a necessidade do paciente, devendo ter acompanhamento para avaliação dos resultados.
Prema: Quem pode realizar atendimentos de fitoterapia? Fabiana: Nutricionistas, médicos e farmacêuticos com especialização em fitoterapia.
Prema: Como é um atendimento com um fitoterapeuta? Fabiana: A fitoterapia complementa a orientação e prescrição nutricional, faz parte da consulta com a nutricionista.
Prema: A Fitoterapia pode ser perigosa para a saúde? Fabiana: Sim! O fato de um medicamento ser natural não quer dizer que não apresenta efeitos colaterais ou contra indicações! Por isso, o acompanhamento do profissional da saúde. Existem interações medicamentosas que prejudicam o tratamento do paciente caso ele esteja utilizando outro medicamento conjuntamente, causando inclusive alterações significativas na qualidade de vida do paciente. Portanto, os cuidados são os mesmos destinados aos outros medicamentos.
Quer saber mais sobre Fitoterapia e como ela pode te ajudar no cuidado com a sua saúde? Agende agora mesmo a sua consulta na Prema Terápica e tire todas as suas dúvidas.
Escrito por: Laiane Kadrisi