Intoxicações e alergias: onde estão os agentes tóxicos?!

  • 2 de agosto de 2023

Nosso organismo pode apresentar disfunções ou irregularidades de funcionamento que nem imaginamos de onde surgiram.

Afinal, o trato cotidiano com objetos, embalagens e produtos diversos é uma realidade do mundo moderno.

A especialista em Medicina Chinesa e Saúde da Mulher, Graziella Ciola, explica: o contato e exposição crônica a agentes tóxicos podem partir de itens tão cotidianos que, no dia a dia, não levamos em conta a toxidade do contato contínuo. “Itens como desodorantes, maquiagens, plásticos, corantes artificiais, moduladores de sabores sintéticos, produtos de limpeza, alimentos carregados de agrotóxicos persistentes à lavagem e invisíveis a olho nu, ou ainda, alimentos expostos à radiação e hormônios variados estão apenas entre alguns mais lembrados”, pontuou.

De acordo com Graziella existem três vias principais de absorção destes agentes: a respiratória, a digestória e o tato. “Quando as moléculas tóxicas entram em contato com o nosso organismo poderão gerar alterações funcionais em nível bioquímico, e esses agentes, podem tanto entrar na célula gerando uma mutação complexa, bem como podem alterar – em nível de transmissores – a sinalização (transmissão) sináptica”, detalhou.

Órgãos primordiais como rins, coração, pulmões, todo o trato digestório e todo o sistema de reprodução podem ser impactados imediatamente, a médio ou a longo prazo, causando doenças de forma totalmente silenciosa e progressiva. Esta exposição crônica a estes agentes Interferem ainda na liberação de enzimas e no transporte adequado de oxigênio, causando os desequilíbrios ao PH dos diferentes sistemas do corpo, interferindo, por exemplo, na fertilidade e alterando o sistema imunológico de mulheres em busca de uma gestação sadia.

Mas, e agora?! O que pode ser observado antes de consumir ou manusear um produto, para amenizar o contato com a toxidade destes itens?

Veja algumas dicas abaixo:

– Opte por pomadas e cremes antitranspirantes livres de alumínio na composição,
– Escolha recipientes de cozinha atóxicos ou que sejam livres do composto químico BPA,
– Evite batons e maquiagem de procedência não certificada, muitos cosméticos podem estar carregados de chumbo,
– Lembre-se que panelas arranhadas e em mal estado de conservação podem liberar substâncias indesejadas com muito mais facilidade,
– Legumes e verduras orgânicas são mais saudáveis,
– Conservantes e conservadores sintéticos como nitrito e nitrato de prata são amplamente utilizados no setor alimentício, em ultraprocessados e embutidos, para auxiliar na conservação de alimentos, porém, o acúmulo destas substâncias no organismo é altamente prejudicial ao intestino.

Fique de olho em qualquer alteração sistêmica de seu corpo e esteja atento à sua cultura de consumo e, se precisar, busque ajuda e conhecimentos extra.
A saúde agradece!

Escrito por: Tábata Corso