Os Benefícios do Yoga para Gestantes e Puérperas

  • 14 de julho de 2022

A gestação e o pós-parto são períodos que trazem mudanças significativas para a vida e o corpo de uma mulher. São alterações hormonais, físicas e até mesmo (para as mães de primeira viagem) a chegada de um novo papel no mundo, o papel de mãe.

Encarar tantas mudanças em um período tão curto de tempo pode ser muito desafiador e o Yoga pode tornar esse processo mais leve e tranquilo.

Mas afinal, grávidas podem praticar Yoga?

Tanto para mulheres ativas fisicamente, quanto para sedentárias, o Yoga pode ser praticado desde o início da gestação, salvo casos de alto risco gestacional, com indicações médicas de repouso absoluto.

Se você está grávida ou no puerpério, saiba que pode continuar (ou iniciar) as aulas de Yoga nesse período, desde que sejam tomados alguns cuidados na escolha das posturas para cada uma das fases da gestação e do pós-parto.

Dentre os inúmeros benefícios do Yoga, na gestação podemos destacar:

1- Controle da ansiedade

Com os exercícios de respiração consciente, os pranayamas, você se sentirá mais tranquila e relaxada, reduzindo assim, o estado de ansiedade, que é muito comum na gestação.

2- Alívio de dores e desconfortos

Devido às mudanças significativas no corpo da gestante e puérpera, é comum surgirem dores e desconfortos como prisão de ventre, dores nas costas, incontinência urinária, inchaço e cansaço físico constante. Estas dores e desconfortos são consideravelmente reduzidas ou até mesmo eliminadas com a prática do Yoga.

3- Fortalecimento do assoalho pélvico

Localizado na região entre ânus e genitais, o assoalho pélvico é formado por músculos, ligamentos e fáscias (tecidos finos com pouca elasticidade que, nas mulheres, recobrem e protegem internamente a vagina, compondo o anel pericervical que vai do colo do útero à bexiga).

O fortalecimento dos músculos do  assoalho pélvico é importante porque ajuda a evitar várias disfunções dessa região como a incontinência urinária de esforço, dores na região pélvica, distúrbios intestinais e até sexuais.

Portanto, com a prática do Yoga, as chances de um parto normal aumentam, visto que a capacidade muscular estará bem trabalhada

E depois do parto, quais são os benefícios da prática do Yoga na recuperação da puérpera?

Além dos benefícios já mencionados acima, a prática do Yoga após o parto é uma grande aliada na volta do corpo à sua condição de “não gestante”, ou seja, as posturas do Yoga servirão para fortalecer a musculatura do corpo, especialmente a parede abdominal e o assoalho pélvico que receberam importantes mudanças no período gestacional. Além disso, a prática proporciona a melhora da circulação sanguínea que ajudará a desinchar o corpo da puérpera.

Para além dos benefícios corporais, a prática do Yoga no pós-parto também proporciona um maior bem-estar emocional, pois os exercícios de respiração (pranayamas) e a meditação promovem a redução do estresse e do cansaço mental decorrente da intensa rotina de cuidados com um bebê recém-nascido.

LEMBRE-SE:

Antes de iniciar a prática do Yoga na gestação ou no pós-parto, é importante que você converse com sua Médica Obstetra e também com a sua Professora de Yoga para que elas tomem os cuidados necessários para uma prática segura.

Quanto tempo depois do parto a puérpera deve esperar para praticar Yoga?

O retorno à prática de qualquer atividade física após o parto deve ser autorizado por uma Médica Obstetra após exame clínico da puérpera. Em geral, se tudo correr bem, o retorno poderá ocorrer entre 40 e 60 dias após o parto, independentemente de qual tenha sido a via de parto (parto fisiológico ou cesariano).

Quais cuidados devem ser tomados na prática do Yoga com gestantes e puérperas?

Durante a gestação, algumas posturas do Yoga devem ser evitadas ou substituídas por variações de acordo com a fase gestacional. Além disso, no pós-parto, mesmo após o período de resguardo, é importante tomar cuidado com posições que possam prejudicar a cicatrização da cesárea, se for este o caso.

Por este motivo, reforçamos aqui a importância da prática do Yoga ser realizada com o acompanhamento de uma instrutora de Yoga especializada em gestantes e puérperas. Além de manter o acompanhamento médico regular com um(a) Obstetra.

Nunca pratiquei Yoga, posso começar na gestação ou no pós-parto?

Sim! Você pode começar a praticar Yoga em qualquer fase da vida, inclusive na gestação e no pós-parto. Independentemente se você está no primeiro trimestre ou no final da gestação, a prática do Yoga irá te proporcionar maior bem-estar físico e mental.

Na Prema Terápica, sua Clínica de Saúde Integral, você encontra profissionais especializados em Yoga para gestantes e puérperas, e pode fazer aulas particulares ou em grupo.

Saiba mais e agende sua aula experimental:

Fones: 📞(19) 3365.7140 / (19) 3365.7142

📲 (19) 99839.2609

𝗣𝗿𝗲𝗺𝗮 𝗧𝗲𝗿𝗮́𝗽𝗶𝗰𝗮

Rua Christina Giordano Miguel, 245, Barão Geraldo | Campinas – SP

 

Escrito por : Laiane Kadrisi