Toda prevenção é um ato de amor maior.

  • 16 de novembro de 2023

O Outubro Rosa se encerrou há pouco para alertar sobre a necessidade da prevenção e diagnóstico precoces do câncer de mama. O movimento, celebrado anualmente desde os anos 90, é responsável por não permitir que esqueçamos desta luta diária, afinal, no Brasil, foram estimados cerca de 66mil casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco de 61 casos a cada 100 mil mulheres. Longe dos tabus quando o câncer de mama é tratado há tempo a doença tem remissão e pode ser totalmente curada na maior parte dos casos!

Outra questão é que o câncer nas mamas, embora raro, pode ocorrer também em homens. Os casos representam 1% do total, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), e por isso,
vale ressaltar que a atenção sempre será para todos.

Na sequência das prevenções que visam mais longevidade e saúde estão as preventivas para o câncer de próstata, campanha em ênfase durante todo o mês de Novembro.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

A glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha, localiza-se abaixo da bexiga e, sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir fluidos que nutrem e preservam o esperma.

Como a fase inicial o câncer de próstata não apresenta sintomas, cerca de 95% dos tumores são diagnosticadas já em fase avançada, dificultando assim a cura.

Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce! Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista.

Optar, também, por tratamentos e cuidados que complementem a saúde de forma integrativa e natural pode ainda atenuar o desenvolvimento de doenças degenerativas, e potencializar a imunidade, já que o câncer está também associado à obesidade, tabagismo e álcool.

Lembre-se, toda prevenção é um ato de amor maior e nós, da Prema Terápica, estamos aqui para apoiar a sua saúde.

Informações da Agência Brasil
Sociedade Brasileira de Urologia

Escrito por: Tábata Corsi