Todas as pessoas se sentem ansiosas em alguns momentos da vida, a ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa.
É normal, por exemplo, a ansiedade aparecer antes de situações como uma entrevista de emprego, a publicação dos aprovados num concurso, o nascimento de um filho, uma viagem ou uma cirurgia. Nesses casos, a ansiedade funciona como um sinal que prepara a pessoa para enfrentar o desafio e, mesmo que ele não seja superado, favorece sua adaptação às novas condições de vida.
Mas apesar de ser uma reação normal, a ansiedade em excesso pode trazer problemas à saúde mental e física de uma pessoa, evoluindo para um Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).
O TAG é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo e vem acompanhado por três ou mais dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono.
Nesses casos, o nível de ansiedade é desproporcional aos acontecimentos geradores do transtorno, causa muito sofrimento e interfere na qualidade de vida da pessoa.
Como saber se a minha ansiedade ultrapassou o limite do que é considerado saudável?
Alguns dos sinais que podem ser indicadores de que você precisa procurar ajuda profissional são:
- Dificuldade para dormir:
Se você não consegue adormecer porque fica pensando em problemas, por noites seguidas, ou até dorme porque está exausto, mas desperta no meio da noite e logo é invadido pelos mesmos pensamentos, você pode estar muito ansioso.
- Cansaço constante:
A ansiedade constante pode levar à exaustão mental, mas também à fadiga física. Como não consegue descansar plenamente na hora de dormir, a pessoa sente o corpo e a mente exaustos praticamente o tempo todo. Também é comum perceber que, sem querer e sem justificativa, estava com os músculos tensionados.
- Preocupação excessiva
Uma das características mais presentes no transtorno de ansiedade é a preocupação excessiva. É claro que todas as pessoas têm suas preocupações na vida e isso é normal, mas se as suas preocupações são parte dominante dos seus pensamentos na maior parte do dia, de forma que atrapalhem outras tarefas que precisa fazer, isso é um problema.
- Dificuldade para se concentrar
Você acorda, se arruma e vai para o trabalho. Faz uma lista de tarefas de tudo o que precisa ser feito naquele dia, mas não consegue focar em nenhuma atividade. Qualquer coisa se torna uma distração e você acaba terminando o dia com um monte de coisas inacabadas. Essa alta dificuldade para se concentrar também pode ser reflexo de ansiedade.
- Irritação frequente
Quando uma pessoa sofre de ansiedade excessiva, é comum que ela se estresse de maneira desproporcional, ou seja, pequenos problemas do dia a dia a deixam extremamente irritada. Não só isso, a irritação com algo de pouca importância vai muito além daquele momento; dura às vezes o dia inteiro e ainda atrapalha o sono.
Qual profissional devo procurar para me cuidar quando percebo que a ansiedade está exacerbada?
O médico psiquiatra é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico do TAG. Porém, o tratamento é mais efetivo quando feito de forma integrativa e multidisciplinar, com psicólogos, aulas de Yoga, meditação, Tai Chi Chuan, Acupuntura, entre outros.
Na Prema Terápica você encontra profissionais capacitados que podem te ajudar na busca pela saúde integral.
Se você está sofrendo com ansiedade, procure ajuda o quanto antes para cuidar da sua saúde mental.
Escrito por: Laiane Kadrisi
