As preocupações que permeiam a cabeça de uma gestante são inúmeras!
Seja com relação às questões práticas, como a compra de itens para o enxoval do bebê, a organização do chá de fraldas, a decoração do quartinho, ou com relação às questões de saúde, como o pré-natal, a alimentação saudável, evitar o uso de produtos químicos sem necessidade, tomar ou não complementos vitamínicos, etc…
Mas existe uma preocupação que é universal entre mulheres grávidas… O PARTO! Cedo ou tarde, toda gestante precisa pensar em como, quando, onde e até mesmo com quem ela vai parir.
Atualmente muito se fala sobre parto natural, humanizado, normal, fisiológico… As nomenclaturas são diversas e podem até confundir no primeiro momento.
Mas quem busca um pouco de informação sobre partos, rapidamente chega à conclusão de que toda mulher, com boas condições de saúde, é capaz de parir naturalmente.
O parto é um processo que envolve a fisiologia da mulher e do bebê, portanto, a flexibilidade e o equilíbrio corporal de ambos, têm enorme influência sobre o parto.
Durante a gestação, o bebê precisa se mover e se encaixar adequadamente dentro da pelve da mulher para um trabalho de parto tranquilo.
Dessa forma, é essencial que a prática de exercícios físicos seja uma prioridade na rotina da mulher grávida. O corpo na gestação, passa por mudanças nos órgãos, no peso, nos ossos e tudo isso precisa de espaço interno, mobilidade articular, e fortalecimento muscular para evitar dores e disfunções.
A essa altura você deve estar se perguntando: Como seria essa preparação física? Quais exercícios físicos são mais adequados para gestantes? Existem exercícios específicos para encaixar o bebê na pelve?
Para responder estas e outras perguntas, convidamos a fisioterapeuta especializada em saúde da mulher Andrea Vasconcelos Gonçalves, que atende aqui na Prema Terápica, para falar um pouco sobre o assunto.
Andrea nos conta que, durante seus atendimentos às mulheres em trabalho de parto, é perceptível como os diferentes condicionamentos físicos das parturientes podem favorecer, ou não, o processo fisiológico do parto.
“Percebo a importância de indicar quais atividades são realmente preparatórias para o corpo da gestante, que vão possibilitar alongamento, mobilidade, flexibilidade, disposição e resistência para lidar com as contrações e até auxiliar no tempo do trabalho de parto.”
Além do preparo para o parto, a prática de atividade física na gestação, uma vez que tenha sido liberada pelo médico obstetra e que seja feita com o acompanhamento profissional, pode trazer benefícios para a gestante, como por exemplo:
- Diminuição de dores e desconfortos,
- Redução do inchaço,
- Trabalho das potencialidades musculares e
- Diminuição da ansiedade.
Segundo Andrea, atividades pesadas são contraindicadas na gestação. Por mais que a gestante já tenha o hábito e a resistência física para isso, é durante o trabalho de parto que os resultados dessas atividades podem não favorecer e resultar em tensões.
“Eu recomendo exercícios aeróbicos moderados e constantes na rotina da gestante. Além disso, práticas como Yoga, Pilates, Hidroginástica e o Treinamento da musculatura do assoalho Pélvico através da Fisioterapia e das aulas de Spinning Babies®”
Já falamos aqui no Blog da Prema Terápica sobre Os Benefícios do Yoga para Gestantes e Puérperas.
A seguir, falaremos sobre Spinning Babies®, uma prática específica para a preparação física da mulher para o parto.
O que é Spinning Babies®?
Spinning Babies® é um método criado pela parteira norte-americana Gail Tully, e se baseia em um conjunto de técnicas e exercícios voltados para o preparo do corpo da gestante para o parto e para a promoção de sua consciência corporal.
Este método mostra os principais fatores que favorecem o encaixe adequado e apresenta exercícios específicos para que este encaixe aconteça da melhor forma.
As técnicas do Spinning Babies® são úteis não somente na gestação, mas existem exercícios e posições pensadas também para o momento do trabalho de parto.
Se durante o trabalho de parto, a parturiente ficar em determinadas posições, sua pelve pode se abrir mais, tornando o processo mais confortável e reduzindo o tempo de trabalho de parto.
Andrea, que também possui certificação em Spinning Babies®, explica que na visão desta abordagem existem três princípios que equilibram o corpo para o trabalho de parto. São eles: Equilíbrio, Gravidade e Movimento. Trazendo a ideia de adicionar equilíbrio ao corpo para que a gravidade e o movimento ajudem no fluir do trabalho de parto.
Qual é o melhor momento para começar as aulas de Spinning Babies®?
Os exercícios são iniciados com cerca de 20 a 24 semanas de gestação e com esse treinamento sendo feito de forma contínua, geralmente, ao alcançar 34 semanas, os bebês se encontram na posição cefálica. Mas caso o bebê não esteja cefálico, o Spinning Babies oferece outros exercícios para ajudar o bebê ficar cefálico.
Com que frequência acontecem as aulas de Spinning Babies®?
No geral, as aulas de Spinning Babies® ocorrem uma vez ao mês e os exercícios aprendidos na aula podem ser praticados em casa diariamente.
Quem tem permissão para ensinar Spinning Babies® no Brasil?
Apenas as Educadoras Perinatais Certificadas Spinning Babies® podem oferecer a Aula Spinning Babies® para Gestantes e Casais.
Na Prema Terápica, contamos com o trabalho da Andrea, que além de fisioterapeuta e certificada em Spinning Babies®, é professora de Yoga e doula.
Agende uma consulta e saiba mais.
Escrito por: Laiane Kadrisi